Criação de marcas – Nicolau Maquiavel

Trabalho para a disciplina de Laboratório de Criatividade

 

Proposta:

Criação da marca de uma personalidade do Renascentismo com as características visuais da época.

Criação da marca de uma empresa fictícia que tenha o nome da mesma personalidade com uma linguagem atual.

 

Marca Renascentista:

NicolauMaquiavel1 (Medium)

Nicolau Maquiavel, em italiano Niccolò Machiavelli, (Florença, 3 de Maio de 1469 – Florença, 21 de junho de 1527) foi um historiador, filósofo, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna (…)”

O conceito da marca foi criado, basicamente, em cima da característica da personalidade de sabedoria. Como vemos no trecho acima, Maquiavel é conhecido no mundo inteiro pela sua capacidade de pensamento, por seu conhecimento ampliado, o que era uma vantagem de poucos na época do Renascimento, uma forma de poder.

A construção do símbolo foi baseada na escultura em memória a Maquiavel, que se encontra na Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios), um palácio situado em Florença, na Itália, que abriga um dos mais famosos museus mundo.

maquiavel

O símbolo foi trabalho a partir de um fragmento desta escultura, onde a mão de Maquiavel está sobre um livro.

Neste caso, o livro representa o conhecimento de Nicolau, e a representação que se busca através do livro em sua mão é de um Maquiavel detentor do poder do conhecimento.

A retratação da mão sobre o livro foi feita através de uma vista de baixo para cima, o que dá ainda mais noção de poder. Esta é uma técnica utilizada frequentemente no cinema, onde filmam-se assuntos de baixo para cima para que estes passem a impressão de mais poder e autoridade.

A logotipia foi trabalhada na forma de assinatura, com as letras de desenho bastante característico da época, principalmente pelas formas alongadas e ornamentais.

As referências utilizada para a linguagem visual e o estilo da marca foram obras de desenho e esboço dos artistas Michelangelo e Leonardo Da Vinci, através do desenho com carvão e sanguínea sobre papel, que era de uma cor amarelada e manchada.

 

Algumas das obras referentes:

fortuna

A Fortuna – Michelangelo. Desenho, carvão sobre papel. Florença: Galeria degli Uffizi.

 

leonardo_da_vinci

Auto-Retrato – Leonardo Da Vinci. Sanguínea. Turim: Biblioteca Real.

 

 

 

Marca Atual:

Maquiavelmoderno

A marca atual é de um instituto de pesquisa em ciências sociais que compõe um projeto de extensão universitário.

O conceito de conhecimento dos livros permanece, e os três livros juntos formam a letra “M” de Maquiavel. Agora foi utilizado o nome “em português” de Maquiavel pois o instituto é localizado no Brasil.

Os tons de azul escuro foram utilizados na marca por terem uma conotação de seriedade e tradição. O módulo reto e fechado do símbolo e a fonte com serifas mais tradicionais do logotipo foram utilizados para dar um toque um pouco mais sério à marca que tem como símbolo uma ilustração com uma linguagem bastante atual.

0 Respostas to “Criação de marcas – Nicolau Maquiavel”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário